TV Anísio Teixeira lança dois programas novos na TVE

Palavras-chave:

A TV Anísio Teixeira lança, nos dias 06 e 07 de maio, na TVE, mais duas séries da sua produção, os programas EmCenaAção – Teleteatro e o Muito Prazer. O EmCenaAção estreia dia 06 e vai passar aos domingos, 4 da tarde, já o Muito Prazer, que estreia dia 07, será exibido toda segunda-feira às 19h30 com reprise aos sábados às 8h30.

ASSISTA A CHAMADA DO MUITO PRAZER

ASSISTA A CHAMADA DO EMCENAÇÃO

Conheça os programas e as datas em que vão ser exibidos

A série EmCenaAção é composta de uma peça de teatro e de uma reportagem especial com a equipe envolvida no espetáculo - ator, atriz, diretor, autora. “O objetivo é divulgar, valorizar e disseminar a arte cênica, bem como os artistas locais, através de peças adaptadas para o audiovisual, estimulando nos educandos a formação de plateia, a produção de textos teatrais e a arte de interpretar, além de construir produtos audiovisuais com conteúdos de interesse pedagógico, estimulando o uso da teledramaturgia em sala de aula, fomentando assim discussões em torno de temas pouco abordados no dia a dia”, afirma Nildson B. Veloso, coordenador pedagógico do programa.

Na estreia, será exibida a peça Cordel do Amor Sem Fim, da autora baiana Cláudia Barral. O texto leva para a sala de aula discussões importantes sobre temas como o amor, a mentira e a literatura, dentre outros. Essa primeira temporada ainda vai apresentar mais quatro episódios: Bailei na Curva, do autor gaúcho Júlio Comte, dirigido por Cláudio Simões; Os Infortúnios de Uma Criança, do carioca Martins Pena, dirigido por Teresa Costalima; Se o Ascendente de Mamãe Fosse Aquário, do baiano Luís Sérgio Ramos, e Finalmente Shirley, do baiano Cláudio Simões, ambos dirigidos por Alex Souzan.

Sexualidade em pauta - Voltado para a rede pública de ensino, o Muito Prazer trata das diversas vertentes da sexualidade. No centro do palco, um apresentador e um(a) convidado(a) especial, e sentados em volta, alguns estudantes de escola pública, que participam ativamente com perguntas.

A série tem como objetivo abordar a sexualidade a partir de orientações inseridas no eixo direitos humanos e diversidade, possibilitando à comunidade escolar uma percepção mais objetiva da relevância da sexualidade na construção da identidade do indivíduo. “Como a sexualidade é um tabu nas escolas, a proposta do programa surgiu da necessidade de se produzir uma série que abordasse a sexualidade nas dimensões biológica e sociocultural”, conta Marilu Dantas, coordenadora pedagógica do programa. O programa vai tratar também de temas como o combate à violência entre os gêneros, a homofobia, além de informar quanto ao sexo seguro e planejamento familiar.

A TV Anísio Teixeira, um projeto da Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, é uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de produzir material audiovisual para a comunidade escolar da rede educacional de ensino da Bahia. Alguns de seus programas já fizeram parte da grade da TVE, como o jornalístico Máquina de Democracia, a revista eletrônica Almanaque Viramundo e o esportivo Ginga – Corpo e Cultura, enquanto outros devem estrear ainda este ano.

Todos os programas da TV AT são concebidos e produzidos por uma equipe multidisciplinar de professores da rede pública de ensino e estão disponíveis para download no Ambiente Educacional Web.
 

Notícias Relacionadas