Conheça mais sobre a UAB e o NTE

Palavras-chave:

"O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação".

 

À frente da Dired, o professor Rodrigo Camargo é um grande defensor da educação à distância e garante que o verdadeiro desafio do seu trabalho é conseguir consolidar um parque tecnológico e institucional sustentável, que seja capaz de expandir, com solidez e estratégia, o desenvolvimento regional dos diversos territórios de identidade da Bahia. Em entrevista exclusiva à equipe de comunicação do IAT, Rodrigo fala também sobre a Universidade Aberta do Brasil, os Núcleos de Tecnologia Educacional e garante que todo o trabalho é feito de maneira integrada e colaborativa.
 

.O que é a Dired e quais os seus projetos?

A Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais tem como missão articular diversas ações de formação de profissionais da educação através do uso integrado de novas tecnologias da informação e comunicação, as TIC. Para lidar com esse desafio de maneira estruturante, contamos com uma rede de apoio formativo distribuída por todo o Estado, que consta de um sistema de transmissão de videoconferência com 32 auditórios, 16 Núcleos de Tecnologia Educacional e 26 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com essa estrutura física e tecnológica, buscamos chegar com os projetos da Secretaria Estadual de Educação a todos os cantos da Bahia.

.O que é a UAB? 

O Sistema Universidade Aberta do Brasil é um programa criado pelo Ministério da Educação e operacionalizado pela CAPES para fomentar a educação a distância (EAD) no setor público através das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos governos locais. Assim, a UAB não é uma universidade física, mas um sistema integrado por universidades públicas e governos municipais e estaduais, que são os mantenedores de polos de apoio formativo. O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação.

.Quem pode se inscrever nos cursos de graduação da UAB?

Os professores podem se inscrever nos cursos ofertados pelas universidades através da UAB na plataforma Paulo Freire http://freire.mec.gov.br/index-static, pelo plano de formação de professores das escolas, por meio do PDE interativo e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social. Para se inscrever nos cursos do Sistema UAB por meio destas plataformas, o candidato deve ser professor da rede pública estadual ou municipal e seguir os prazos de inscrição que são divulgados pela internet nos portais do MEC, da SEC/IAT, das respectivas plataformas mencionadas e das próprias universidades. Além disso, o candidato deve ser aprovado em um processo seletivo da universidade. O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela universidade que ofertará o curso escolhido.

.Quais os benefícios para o professor da Rede Estadual?

Apoio logístico, através da bolsa-auxílio, para aqueles que não residem na cidade onde se localiza o polo da UAB que ofertará o curso.

.Quantos polos existem e como eles funcionam?

Temos hoje na Bahia 58 polos de apoio formativo, sendo 32 municipais e 26 estaduais. Os polos funcionam em consonância com os modelos de EAD de cada universidade que oferta cursos, utilizando diversas mídias e sistemas de ensino integrado a plataformas digitais com tutoria a distancia e presencial. Todos os polos são dotados de uma infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos que garante o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos com qualidade, segundo as diretrizes da CAPES e contínua avaliação deste órgão do MEC.

.Quais os desafios de coordenar este programa?

Os desafios são vários e podemos mencionar alguns aqui. Em primeiro lugar, temos envidado esforços para garantirmos a melhor infraestrutura possível para os polos que são continuamente avaliados seguindo o padrão rigoroso da CAPES/MEC, responsável atualmente pelas políticas de pós-graduação e de formação de professores em exercício no Brasil. Outro desafio é o processo de institucionalização da EAD no Estado e nas universidades públicas que ofertam cursos pela UAB. Além disso, temos o trabalho contínuo de formação de opinião acerca da importância da educação a distância na atualidade a fim de acompanharmos a crescente tecnologização da sociedade, expandirmos o acesso ao ensino e à formação continuada. Todos estes aspectos visam garantir sustentabilidade institucional, técnica, jurídica e financeira com a meta de se consolidar a oferta de cursos seguindo todos os padrões de qualidade indicados pelo MEC. Assim, vejo que o grande desafio é consolidar um parque tecnológico e institucional sustentável que seja capaz de expandir com solidez e estratégia impulsionando o desenvolvimento regional dos diversos territórios de identidade da Bahia. Este processo desafiador deve envolver o Estado como um todo.

.Qual a avaliação da UAB até agora?

A melhor possível! Estamos muito felizes com o andamento dos trabalhos até o momento. Temos uma equipe competente, extremamente comprometida com as atividades e que conta com o apoio de diversos setores do IAT e da SEC para lidar com os desafios do cotidiano. Em 2011, atingimos a meta estabelecida de formalizar toda a documentação solicitada pela CAPES/MEC, como os termos de compromisso, acordos de cooperação técnica, bem como a publicação do decreto de criação dos polos (decreto estadual 13.301 de 19/09/11). Com estas ações concluídas em 2011, avançamos muito no processo de institucionalização dos polos estaduais da UAB na Bahia.

.Existem perspectivas da criação de novos polos?

Como falei anteriormente, nosso foco este ano é a consolidação da infraestrutura (física, tecnológica e de pessoal) dos polos UAB e a regularização de pendências identificadas pela CAPES durante vistorias realizadas nos polos, do segundo semestre de 2011 a  maio de 2012. Neste sentido, a DIRED está diretamente alinhada com a prioridade atual da diretoria de EAD da CAPES, que busca regularizar a situação dos 774 polos existentes no país antes de poder avaliar e deliberar acerca de processos de criação de novos polos. Com esta consolidação, a expectativa é o fortalecimento de articulação acadêmica sustentável para a ampliação da oferta de cursos pelas universidades partícipes do consórcio da IPES públicas do Estado.

.E o NTE? Qual a sua função dentro da Secretaria da Educação?

Os Núcleos de Tecnologia Educacional tem um papel muito importante na SEC. Eles estão na frente de apoio de ações estruturantes que visam fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual e representam a capilaridade das ações do IAT em todo o Estado. Hoje é difícil pensar em escola sem tecnologias e os NTE são centros de especialistas em TICs, com professores altamente qualificados. Assim, os profissionais que atuam nos NTEs trabalham com professores e com as escolas nos processos de disseminação e consolidação do uso das novas tecnologias, garantindo também a chegada de diversos projetos das SEC/IAT, presencialmente e por meio de plataformas digitais, nas escolas de suas áreas de abrangência. Orientados pela Coordenação de Tecnologia Educacional, os NTEs promovem ainda diversos cursos e oficinas, acompanhando e avaliando os projetos com as TIC nas escolas.

.Quantos NTEs existem e onde estão?

Sao 16 NTEs, sendo três localizados em Salvador e os outros 13 no interior do Estado, em Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Paulo Afonso, Guanambi, Itaberaba, Vitória da Conquista  e Jacobina.

.Quais as ações do NTE para subsidiar a formação de professores do Estado?

Atualmente, são diversas as ações dos NTEs no campo de formação dos professores. Vou citar algumas. Para fortalecer o funcionamento dos laboratórios de informática e a cultura digital nas escolas está sendo implantado o Projeto Monitor de Informática, que qualificará alunos de escolas da rede com o curso de manutenção e assistência de computadores. Os professores e técnicos de informática dos NTEs estão trabalhando no desenvolvimento deste programa em conjunto com o IAT. Além desta ação estruturante, estão previstas, ou já em andamento, diversas outras ações em parceria com outros projetos e setores da SEC/IAT para 2012, como a Rede Anísio Teixeira, o programa Ensino Médio Em Ação, a Feira de Ciências e o PAIP – Programa de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica. Além destas ações integradas, os NTEs dão continuidade a alguns cursos do PROINFO/MEC - Programa Nacional de Tecnologia Educacional e ao Projeto UCA – Um Computador por Aluno. Ainda, no final do ano, teremos o 1º Fórum de Tecnologias Educacionais que visa à promoção de um intercâmbio entre educadores, universidades e a equipe dos NTEs. Assim poderemos ver os projetos desenvolvidos pelos NTEs e pelas escolas da rede estadual de ensino na área das TIC. O evento será um espaço para troca de experiências entre a DIRED a Rede Anísio Teixeira e os projetos de tecnologias desenvolvidos na rede estadual de ensino com atuação dos Núcleos de Tecnologia Educacional.

.Tem alguma informação que você gostaria de acrescentar?

Gostaria de, primeiramente, agradecer a oportunidade de dar essa entrevista e falar sobre a importância da DIRED continuar trabalhando, cada dia mais, de maneira integrada e efetivamente colaborativa.  Tenho dito aqui no IAT que a DIRED está espalhada por todo o Estado. Só contando com a força de todos é que podemos impulsionar as ações porque, para chegar a toda a Bahia de maneira abrangente, é fundamental utilizar a educação a distância e as tecnologias da informação e da comunicação. Assim, queria agradecer a todos que tem abraçado os projetos e trabalhado com muita força para garantirmos formação, infraestrutura e valorização contínua com o intuito de construir uma escola pública de qualidade para todos. Queria agradecer também a todos os setores do IAT, da SEC das DIREC e das universidades que tem nos dado apoio para levarmos a cabo nossas tarefas.

A todos os colaboradores no IAT, coordenadores de polo UAB e NTEs, professores dos NTEs, técnicos, operadores de sala de videoconferência e a todos que tem contribuído com os trabalhos, um especial agradecimento e um grade abraço!
 

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