Abstenção em concurso público para professor é de 11,5%

Mais de 5 mil candidatos, dentre os cerca de 45 mil inscritos no concurso público para seleção de professores da rede estadual de ensino, deixaram de comparecer à prova neste domingo (9). Os dados preliminares indicam abstenção geral de 11,5%. Em Salvador, dos 11.253 inscritos, 2.118 se ausentaram (18,83%). No interior, a abstenção foi de 9,1%, totalizando 3,070 faltosos. O concurso público realizado pela Secretaria da Administração (Saeb) oferece 3,2 mil vagas, com resultado das provas objetivas e o resultado da prova discursiva previstos para o dia 9 de fevereiro. O resultado final deve ser divulgado até final de abril deste ano.

A divulgação do gabarito está prevista para as 19 horas da terça-feira (11), no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), realizador do certame. A avaliação de títulos aplicada apenas aos habilitados nas provas objetiva e discursiva será a próxima etapa do certame. De caráter classificatório, a avaliação de títulos valerá o total de cinco pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

Com 4h30 de duração, as provas objetivas constaram de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos gerais, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 de conhecimentos específicos, mais a prova discursiva. O concurso transcorreu sem registro de transtornos em todos os locais de aplicação de prova. "Os candidatos encontraram um ambiente organizado e tranquilo para fazer as suas provas, requisito fundamental para aqueles que precisam de concentração", declarou Loide Julia do Nascimento, coordenadora geral do Cespe, após reunir as informações sobre todos os locais de prova.

Fonte: SAEB

O quantitativo de vagas, distribuídas entre as 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc), são para o cargo de Professor Padrão P - Grau 1, com carga horária de 20 horas semanais e salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,34.

A relação com os locais, data e horário das provas foi divulgado no Diário Oficial do Estado (30 de dezembro), no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), organizadora do certame. Ao todo, foram 103 locais de prova distribuídos entre 32 municípios baianos, incluindo Salvador, onde as provas foram realizadas na Estácio/FIB - Centro Universitário Estácio da Bahia, no Centro Universitário Jorge Amado e na Universidade Federal da Bahia (PAF III).

No interior, as provas foram aplicadas nos municípios que possuem Diretorias Regionais de Educação (Direc). São eles: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro da Purificação, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Expectativa - Formada há dois anos, Andrea Cristiane Vitória Carvalho, 34 anos concorre a uma das vagas de Português para Salvador. Ela considerou a prova bem elaborada. "utilizei praticamente todo o tempo disponível para a realização das provas, e espero ser aprovada para estrear como professora no mercado de trabalho", declarou. Da mesma opinião com relação às provas, Gladson Brito Pereira, 43 anos, disse ter encontrado um pouco de dificuldade na prova de conhecimentos pedagógicos, mas está confiante em ser um dos aprovados para a disciplina de História. "Ser aprovado em um concurso público é sempre uma conquista, principalmente pela estabilidade que o Estado oferece", comentou.