Estudantes da rede estadual cantam em Paris

Palavras-chave:

Por meio do projeto Canto Coral das Culturas Afro-Brasileira e Indígena, do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Sucupira, em Salvador, 22 estudantes se apresentam no Palácio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris-França. Eles representam a Bahia no XVII Festival Internacional de Canto Coral, em temporada que se inicia nesta quinta, 27, e prossegue até dia 2 de fevereiro, com uma vasta programação.

O convite partiu da Unesco e o coral contou com o apoio e incentivo do Governo do Estado. “Será uma experiência sensacional e de muito crescimento cultural para os estudantes da rede pública de ensino. Além de conhecer ao vivo e em cores o berço da cultura mundial, eles terão a oportunidade de um intercâmbio cultural que contribuirá, também, para levar para lá a nossa musicalidade e suas origens”, avalia o diretor do CEEP Newton Sucupira, Ruy Braga.

O coral estreia no festival, neste sábado, 29, com um repertório mesclado de canções brasileiras de nomes como Gilberto Gil, Villa-Lobos e Saul Barbosa, além de músicas em iorubá e em idiomas indígenas. “A ideia é mostrar a nossa diversidade cultural”, ressalta o diretor.

Além da apresentação, os estudantes terão a oportunidade de visitar um dos mais importantes museus do mundo, o Louvre, além doMuseu da Música, Museu d´Orsay, Museu de Arte das Culturas da África e da Oceania e Museu de Arte Moderna. Também comparecerão ao Bairro da Ópera, onde está o Palácio da Ópera de Paris, uma edificação de estilo neobarroco que atrai, sobretudo, por sua riqueza arquitetônica.

Os estudantes irão ver, ainda, as badaladas Galerias Lafayette, a Basílica do Sagrado Coração e o bairro Montmartre, onde pintores e retratistas expõem seu trabalho ao redor da praça cercada de bares e restaurantes, bem como farão um passeio à Euro Disney.

Notícias Relacionadas