Jornada Pedagógica começa nesta terça-feira (1) em todas as escolas da rede estadual

Cerca de 50 mil educadores estarão reunidos, de terça (1º/2) a sexta-feira (4/2), na Jornada Pedagógica 2011, que desta vez acontecerá nas próprias escolas da rede estadual. Participam do encontro professores, coordenadores, diretores, além de gestores e técnicos das unidades de ensino, Diretorias Regionais (Direc) e Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O objetivo principal é planejar o ano letivo que se inicia no dia 7 de fevereiro, quando mais de 1 milhão de estudantes voltam às salas de aula.

A abertura da jornada será às 9h, quando o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e gestores da Secretaria irão falar para as escolas, ao vivo, no canal TV Todos pela Escola, através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

“Um bom planejamento tem impacto direto nos indicadores de cada escola”, afirma Osvaldo Barreto, convocando os educadores para refletirem sobre a realidade da sua escola e, juntos, elaborarem um planejamento pedagógico para “melhorar, com rapidez, o desempenho dos nossos estudantes. Afinal, o objetivo maior da Secretaria da Educação é garantir a todos os estudantes o direito de aprender”.

Novidades - Pela primeira vez, as escolas vão usar os próprios indicadores de desempenho como instrumento norteador do planejamento pedagógico do ano letivo. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem vão ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos. Além dos indicadores de desempenho, as escolas vão receber materiais pedagógicos que vão dar suporte no planejamento das atividades de 2011.

“A Jornada é importante porque é quando decidimos toda a vida da escola. Agora, com a possibilidade da internet, garantiremos que o encontro seja entre todos", considera a vice-diretora do Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, Josete Regina de Souza. Outro que está na expectativa da jornada é o diretor do Centro Educacional Teodoro Sampaio, em Santo Amaro. “A minha expectativa é a melhor possível. A Jornada Pedagógica é para delinear os caminhos para o cumprimento do ano letivo e discutir as relações em cada lugar e suas particularidades, visando a colocar em prática durante o ano”, pontua.